Parcerias Público Privadas em Pauta


Road, Asphalt, Sky, Clouds, Fall

O Estado procura se aliar à iniciativa privada, com o objetivo de prestar serviços públicos de qualidade para o povo - real detentor do poder. Assim, conjugando esforços, por meio de parcerias público privadas, é possível realizar melhorias à condição digna de sobrevivência do povo. Isto ocorre em casos que se fazem necessários, diante da grande soma de valores e a impossibilidade financeira de somente o Estado arcar com as custas. Nesse quadro de parcerias, torna-se então viável investimentos em grandes obras de infraestrutura, o que é fundamental para o desenvolvimento nacional e, como dito, melhorias quanto ao mínimo existencial de cada pessoa.

Investimentos em infraestrutura abrangem rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, metrôs, dentre outros. Nesse cenário vem à tona a necessidade do emprego da logística, de modo que a produção de bens oriundos da atividade econômica se organize, integre e articule com eficiência pelos meios de transportes. Para tanto, deve ocorrer a correta distribuição das mercadorias pelo país, suprindo todas as necessidades de cada Estado-membro.

Nessa direção, cumpre informar que o Governo Federal pretende oferecer 44 projetos de infraestrutura para a iniciativa privada em 2020, abrangendo estradas, ferrovias, portos e aeroportos. (in: Correio Braziliense, 12 jan / 2020)

 Igualmente, importa registrar que os chineses injetem cerca de US$ 7 bilhões em 2020 no Brasil. (in: Agrolink, 14 jan / 2020)

"O apetite dos empresários chineses para fazer pesados investimentos no Brasil este ano vai depender das concessões públicas para os projetos de infraestrutura no País. Além do governo federal, muitos Estados e municípios, também endividados, buscam parcerias privadas para suas empresas." (in: Agrolink, 14 jan / 2020)

Além disso, vale mencionar que o Governo do Estado de São Paulo, proprietário de 50,3% da Sabesp, avaliada em R$ 40 bilhões, analisa se irá abrir mão de sua participação total na empresa ou buscar um investidor para comprar metade de sua fatia no grupo. (in: Agrolink, 14 jan / 2020)
  
Finalmente, cabe lembrar do Seminário, no qual se discutiu sobre concessões e parcerias público-privadas em SP. "Evento no Palácio dos Bandeirantes, em parceria com Ibeji e apoio do jornal Financial Times, também apresentou carteira de projetos." (Saiba mais)





Comentários