Seleção de Notícias - LinkedIn | Microempreendedores, Bolsa de Valores & Juros (Selic)


31.10.2019

Nº de microempreendedores cresce 13%

Segundo dados da Boa Vista, o número de Microempreendedor Individual (MEI) subiu 13% em relação aos três meses anteriores. Segundo o relatório, o crescimento no número de microempreendedores segue acontecendo por conta do ainda elevado índice de desemprego no Brasil. Para os demais tipos de empresas, o aumento de aberturas foi de 6,8% no mesmo período. No total, o número de novas empresas no País cresceu 11,5% no intervalo analisado na relação trimestral.

Bolsa já tem 1,5 milhão de investidores

Em meio a um ciclo de juros cada vez mais baixos, o número de pessoas físicas cadastradas na B3 cresceu em quase 700 mil até outubro — o que representa um ingresso médio de 70 mil novos investidores por mês. No fim de 2018, o número de pessoas físicas cadastradas somava 813 mil. De acordo com Felipe Paiva, diretor da B3, a maioria dos novatos tem idade entre 25 a 35 anos. O volume aplicado até setembro por pessoas físicas somava R$ 284 bilhões, dos quais 80% estavam em posse de investidores com mais de 45 anos de idade.


Taxa de juros atinge mínima histórica

O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou pela terceira vez consecutiva a taxa básica de juros da economia. A Selic foi de 5,5% ao ano para 5%, seu menor patamar desde 1986, início da série histórica do Banco Central. Analistas do mercado financeiro, que já esperavam a redução, preveem que a taxa chegará a 4,5% ao fim de 2019 e a 4% no ano que vem. Entre outros impactos, a queda da Selic reduz as taxas de empréstimos para empresas e impulsiona o crédito imobiliário, ao passo que torna menos atraentes investimentos mais conservadores, como a caderneta de poupança.


Comentários