Blog do Nicholas - Boletim de Notícias | Sp. 29.10.2019.

Blog do Nicholas
Boletim de Notícias
Sp. 29.10.2019
 
 
https://cdn.pixabay.com/photo/2014/09/05/18/32/old-books-436498__340.jpg
Foto: Pixabay.
 
Política
 
Nas últimas semanas tem havido diversas manifestações populares pelo mundo. Chile, Argentina, Síria, Espanha, Hong Kong e outros, para ficar por aqui. Cada caso é um caso. Fato! Porém, é possível verificar alguns pontos em comum. Insatisfações do povo com relação à desigualdade social, falta de representatividade dos partidos políticos, e ineficiência da prestação de serviços públicos pelos Estados. Isto para citar apenas alguns pontos. A desigualdade social deve ser combatida com políticas sociais e investimentos principalmente em educação e saúde. Os partidos políticos devem se renovar. Não há como abrir mão da representatividade política, apesar de alternativas como a democracia digital e participação direta do povo nas decisões políticas. Os partidos ainda se fazem necessários, devido a questões como territorialidade e temporalidade. Mesmo assim precisam, como dito, se renovar e dialogar com maior proximidade do povo, compreendendo com empatia os desejos e anseios populares. Por fim, é preciso melhorar a prestação de serviços pelos Estados. Ou seja, liberal na economia, com intervenções setoriais específicas em áreas estratégicas, como educação, saúde e segurança. E progressista quanto aos costumes, respeitando a diversidade e as diferenças, sem prejudicar as crenças e religiões, bem como o modelo familiar eleito livremente pelos entes familiares. Porém, independentemente do modelo estatal adotado, o fim de cada Estado deve ser o bem-estar social de cada nação. O que, no âmbito internacional, pode ser alcançado, por meio do diálogo entre países, identificando interesses em comum e convergentes, e assim realizando parcerias úteis não só na economia, mas também com foco no social. 
 
Economia
 
Pelo glorioso Brasil, a reforma da Previdência aprovada, o desemprego tem leve queda, a inflação está controlada, os juros estão baixos, o que favorece os três setores básicos da economia: Agronegócio, Indústria e Serviços. Por outro lado, torna-se interessante os investimentos em renda variável (ações e fundos de ações). Não o bastante, ressalto mais uma vez a necessidade de investimentos em infraestrutura (rodovias, portos, aeroportos etc.), além de investimentos no social para mirar o econômico (Celso Furtado), e, por fim, a reforma Tributária que urge em sua simplificação e desburocratização.

Legislação

Tem-se discutido muito sobre "prisão em 2a. instância", delação premiada, operação Lava Jato e outros temas do calor do momento. Por ora, deixo para leitura entrevista do ministro do STF, Gilmar Mendes, para o jornal EL País. (Leia mais)

Gestão de Negócios & Pessoas
 
Aproveito a oportunidade para divulgar o nosso grupo do LinkedIn: "Empreendedorismo e Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios para Advogados". Sejam todos(as) bem-vindos(as)! Acompanhem e participem! Grupos para profissionais de RH, advogados e também interessados. (Veja mais)


Concursos Públicos

Dica do Dia: Leia diferentes autores sobre os mesmos temas. Parece difícil e trabalhoso, mas essa leitura facilita o aprendizado da matéria. Alterne entre autores especializados em concursos, bem como já ressaltei antes, em autores clássicos, o que fortalece o espírito crítico.
 
Amenidades

Era uma vez, numa terra distante, um centro histórico, onde havia uma banca de jornal numa esquina. O jornaleiro, mancebo bom barrete, vendia revistas e livros. Naquele tempo, ninguém lhe dava importância. Passavam todos reto e em frente. Mal sabiam que os seus livros eram obras raras e esgotadas. Que suas revistas pontificavam eras clássicas com a modernidade. Dizem por aí que hoje suas obras, na realidade, se encontram em ilhas nos centros de grandes livrarias. Mas nem por isso dizem que o jovem se esquece de suas origens...








Comentários