Editorial | Post Inaugural

Estimada leitora, caro leitor!

Sejam bem-vindos ao nosso Blog! Blog do Nicholas Merlone - Palavra a Parte... o Bom de Blog!

Neste espaço, você irá encontrar informações atuais e relevantes sobre os cenários político, econômico, jurídico, sem deixar de ter acesso a matérias sobre gestão de negócios e pessoas, concursos públicos e também sobre amenidades em geral, como esportes, cultura e lazer.

Vou trazer pílulas de notícias e análises sobre os assuntos acima, em primeira mão, com conteúdos informativo e crítico, toda quinta-feira.

Política

O homem é um animal político, como já dizia Aristóteles. Sua vida em sociedade é inerente à sua natureza. Assim o homem é um ser social e deve ter voz ativa, participando da política, para não pagar o preço de ter maus governantes.

Economia

Assim como a gestão de uma casa requer cuidados especiais como o equilíbrio entre as rendas e as despesas, para a sobrevivência digna da família; num Estado é preciso equilibrar as receitas e os gastos públicos para gerir a "coisa pública", ou ainda, a "máquina estatal" e proporcionar uma economia saudável, sem sobressaltos, que atenda as necessidades básicas do povo, como emprego, saúde, educação, segurança, moradia e transporte. Daí a necessária articulação entre as políticas fiscal, monetária, cambial e rendas, além da intervenção mínima necessária do Estado na economia, assegurando o livre mercado e a justiça social num regime democrático.

Legislação

O direito tem por finalidade maior regular a vida em sociedade, limitando o poder estatal e garantindo os direitos individuais e coletivos, com o objetivo de manter a paz social e a convivência harmônica entre o povo. Nosso direito brasileiro é da tradição Civil Law. Ou seja, recebe influência determinante europeia, em que prevalece o respeito aos imperativos da Lei. Por outro lado, de tempos para cá, tem recebido influência marcante do Common Law. Isto é, do sistema anglo-saxão, em que as decisões dos tribunais impactam as relações jurídicas. Com razão, nos dias de hoje, o direito brasileiro recebe maior influência das decisões jurisprudenciais (decisões reiteradas dos tribunais superiores), sem no entanto ignorar a Lei. Hoje, fala-se não em normas jurídicas válidas ou inválidas, mas com foco em sua arquitetura. Diante das céleres e impactantes transformações sociais e tecnológicas, o Direito precisa se adaptar a essa nova realidade. Para tanto, é necessário observar a flexibilidade e a própria arquitetura das normas jurídicas. Aqui o direito será ao alcance de todos, sem juridiquês e preciosismos!


Gestão de Negócios e Pessoas

Peter Drucker já dizia que não é possível prever o futuro, mas sim construí-lo. O empreendedorismo e a gestão de pessoas e negócios são fundamentais no cenário corporativo brasileiro atual. Buscar novas oportunidades profissionais nos tempos de hoje, apesar das dificuldades em evidência, pode trazer resultados compensadores. Para tanto, é preciso criatividade, persistência, disciplina e objetivos claros. Não basta sonhar, é necessário agir e concretizar. As pessoas são antes de tudo seres humanos, com características próprias e personalíssimas, mais do que apenas capital intelectual. Assim são peças centrais nos negócios. Estes, por sua vez, requerem estratégia, táticas, planejamento, análise, metas e objetivos e controle contínuo de suas atividades, para corrigir os rumos. Então, avante! Vamos construir o futuro!

 
Concursos Públicos

Até passar! Este deve ser o mantra dos concurseiros. Pessoalmente, não passei de primeira no Exame da OAB. Levei tempo, mas ao final passei! Diferente de todos os casos de sucessos noticiados que os estudantes passam de primeira, demorei mas passei! Assim estudar é preciso! E como dito... até passar! Neste cantinho, irei trazer novidades sobre concursos e Exame da OAB.



Amenidades

Esportes, Cultura e Lazer! Ninguém é de ferro! Trago em primeira mão notícias e matérias e dicas para relaxar um pouco.


Comentários